Creio que a História do Berimbau todo mundo conhece , se não conhece , veja um pouco mais sobre ele:
O berimbau é um elemento fundamental na capoeira, sendo reverenciado pelos capoeiristas antes de iniciarem um jogo. Alguns o consideram um instrumento sagrado. Ele comanda a roda de capoeira, dita o ritmo e o estilo de jogo. São dados nomes às variações de toques mais conhecidas, e quando se toca repetidamente um mesmo toque, diz-se que está jogando a capoeira daquele estilo. As variações mais comuns são "Angola" e "São Bento Grande".
Fonte : Wikipédia
Mais na técnica o Berimbau é um instrumento muito complicado de tocar , consiste em usar uma vareta , pedra e o caxixi , e assim você tem que utilizar os três em ritmos sincronizados para poder realizar os toques.
O toque Iuna é na minha opinião o toque mais complicado de tocar , usando algumas variações no toque para não se tornar um toque enjoativo para quem escuta,
O toque mais fácil é o toque de angola é claro , usando somente quatro notas para poder realiza-lo , mais tambem temos que variar o toque para não ficar enjoativo como disse acima.
Existe três tipos de berimbaus , o Gunga , Médio e Viola:
Entre esses três tipos de berimbaus , o Gunga é o mais respeitado , podendo começar primeiro entre os três berimbaus ou terminar , geralmente o Mestre é o que toca o Berimbau Gunga.
O Berimbau Médio é muito usado na Capoeira Regional , ele é muito utilizado no toque São Bento Grande.
O Berimbau Viola é entre os três o mais agudo , muito usado na Capoeira Angola , e é ótimo para fazer "repiques" entre os demais .
Espero que vocês tenham gostado do post , e qualquer dúvida é só perguntar que eu responderei .
Obrigado , Até Mais.
0 comentários:
Postar um comentário